3ª Edição do Prémio Curtas Esclerose Múltipla: votações na categoria ‘Escolha do Público’ disponíveis em www.premioemcurtas.pt
- Votações no site www.premioemcurtas.pt disponíveis até dia 20 de maio.
- Todas as 21 curtas-metragens participantes estão a votação na categoria ‘Escolha do Público’
- O Prémio Curtas – Esclerose Múltipla incentiva a realização de curtas-metragens de no máximo 5 minutos que promovam o conhecimento sobre a doença
Lisboa, 13 de maio de 2016 – A partir de hoje encontram-se disponíveis em www.premioemcurtas.pt as 21 curtas-metragens que candidatas à 3ª Edição do Prémio Curtas Esclerose Múltipla. Até o dia 20 de maio (até às 23h59) as curtas a concurso estão disponíveis para quem os interessados poderão visualizá-las e votar na sua preferida.
A mais votada será distinguida como a ‘Escolha do Público’ na cerimónia de entrega do Prémio Curtas Esclerose Múltipla, que se realiza no dia 23 de maio, às 18h00, no Cinema São Jorge – por altura do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 25 de maio.
Para além desta categoria a distinção da categoria ‘Escolha do Júri’ contempla a escolha de um outro filme, ou do mesmo caso o júri assim o entenda, que para além da elevada qualidade técnica e artística, demonstre uma boa abordagem ao tema, promovendo o conhecimento da esclerose múltipla e a capacidade de sensibilizar e criar impacto na opinião pública.
Esta iniciativa da Novartis, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), foi nesta edição dirigida a estudantes das áreas do cinema e audiovisual ou amadores curiosos entre os 18 e 35 anos, desafiando-os a fazer uma curta-metragem e a documentar como é viver com Esclerose Múltipla.
O Prémio Curtas reforçou este ano a parceria com Escolas de cinema, multimédia e audiovisuais, nomeadamente a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), o Instituto Politécnico de Portalegre, a Restart e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – que se juntaram à Escola Superior de Teatro e cinema do Politécnico de Lisboa (ESTC), à Escola Técnica de Imagem e Comunicação Aplicada (ETIC), à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, à Universidade da Beira Interior e à Escola Superior Artística do Porto (ESAP) na tarefa de incentivar os seus alunos a participar vendo esta como uma oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
As três associações representativas da comunidade de doentes em Portugal - a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), a Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) – foram também fortes parceiros na divulgação, abrindo as suas portas para todos os candidatos que queiram obter mais informação sobre Esclerose Múltipla e contactar a comunidade de pessoas que vive com esta doença.
Sobre a Esclerose Múltipla
A EM afeta cerca de 5.000 portugueses1. Em todo o mundo são mais de 2,3 milhões de pessoas2 com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver EM do que os homens3,4.
A EM tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias5,6. Mais de 90% das pessoas com EM queixam-se de fadiga, constituindo um dos sintomas com maior impacto na qualidade de vida e produtividade dos doentes.7
Sobre a Novartis
A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados oculares e genéricos económicos. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 118 mil colaboradores, desempenhando as suas atividades em mais de 180 países. Para obter mais informações, visite www.novartis.pt
Referências
1 http://www.anem.org.pt/menu-anem/esclerosemultipla.htm
2 Multiple Sclerosis International Federation. What is MS) [online]. Available at: http://www.msif.org/about-ms/what-is-ms/. Accessed Feb 2015.
3 Compston A, Coles A. Multiple sclerosis. Lancet 2002;359(9313):1221-1231.
4 Confavreux C, Aimard G, Devic M. Course and prognosis of multiple sclerosis assessed by the computerized data processing of 349 patients. Brain 1980;103(2):281-300.
5 Riazi A, Hobart JC, Lamping DL, et al. Using the SF-36 measure to compare the health impact of multiple sclerosis and Parkinson's disease with normal population health profiles. J Neurol Neurosurg Psychiatry 2003;74(6):710-714.
6 Aronson KJ. Quality of life among persons with multiple sclerosis and their caregivers. Neurology 1997;48(1):74-80.
7 Multiple Sclerosis International Federation. http://www.msif.org/wp-content/uploads/2014/09/MS-in-focus-19-Fatigue-En.... Accessed Feb 2015.
# # #
Gabinete de Comunicação Novartis
Patrícia Adegas
Tlf.: + 351 21 000 8753
Email: [email protected]