Dez 03, 2020
  • Projeto conta com a colaboração da Semear – Terra de Oportunidades, a quem serão adquiridos os cabazes, e da Câmara Municipal de Oeiras que os distribuirá por 100 famílias carenciadas
  • Novartis lança ainda um Matching Program incentivando os seus colaboradores a contribuir, duplicando o número de cabazes doados pelos seus colaboradores
  • O 24º Dia da Comunidade, que este ano é virtual, é lançado no âmbito do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala a 5 de dezembro

Porto Salvo, 3 de dezembro, 2020 – Pelo 24º ano consecutivo a Novartis assinala o Dia da Comunidade, uma iniciativa anual de voluntariado que pretende incentivar os colaboradores da empresa a darem um pouco de si à comunidade onde a empresa está inserida. Em colaboração com a Semear – Terra de Oportunidades e com a Câmara Municipal de Oeiras, a Novartis Portugal vai fazer chegar 600 cabazes de legumes e frutas, a mais de 100 famílias carenciadas do concelho de Oeiras.

As famílias vão receber um cabaz de frescos durante sete semanas consecutivas até ao Natal. Adicionalmente, a Novartis lança também um Matching Program, desafiando os seus colaboradores a adquirirem cabazes a título pessoal, sendo que por cada cabaz adquirido por um colaborador, a Novartis oferece mais 2, permitindo que 1 cabaz se transforme em 3. A Novartis prevê com esta iniciativa chegar aos 1200 cabazes, assegurando um apoio consecutivo a estas famílias durante os meses de Inverno e prolongando o programa até 2021.

Com o contexto da pandemia e a impossibilidade de realizar uma ação presencial, a Novartis decidiu este ano contribuir para responder ao crescente aumento dos pedidos de várias famílias para apoio em alimentação. A iniciativa fomenta ainda o espírito de ajuda na família Novartis por altura do Giving Tuesday que se assinala a 1 de dezembro e do Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de dezembro, numa altura em que ajudar os outros se torna uma responsabilidade de todos.

“O Dia da Comunidade é um momento marcante para a Novartis a nível mundial, não podíamos deixar de o assinalar também este ano, como reforço contínuo do nosso empenho e contributo enquanto cidadão empresarial responsável, na ajuda à comunidade em que estamos inseridos. Envolver os colaboradores neste propósito e reforçar também na família Novartis o espírito de solidariedade e dar ainda mais força a este projeto. Um cabaz de legumes e frutas reflete o nosso contibuto para uma melhor alimentação e saúde destas famílias”, afirma Cristina Campos, Presidente do Grupo Novartis, Portugal.

Já para Teresa Bacelar, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, “é com entusiasmo que vemos uma empresa do nosso concelho a colaborar para a rede Oeiras Solidária, ajudando-nos a dar respostas integradas a necessidades e famílias que já tinhamos identificado como carenciadas”.

O envolvimento da Novartis com a Rede Oeiras Solidária surge do compromisso da companhia em ser um elemento ativo no desenvolvimento sustentável da comunidade em que se insere. O Programa Oeiras Solidária é uma plataforma de networking, que promove e agiliza a colaboração entre organizações dos vários setores, com a missão de envolver na comunidade as empresas que têm vindo a instalar-se no concelho.

Semear - Terra de Oportunidades é um negócio social inclusivo, que tem como objetivo empregar pessoas com deficiência e combater o desperdício alimentar através da produção e exploração agrícola, preparação, confecção, transformação e venda de produtos alimentares artesanais). Em 2019 a Novartis realizou o 23º Dia da Comunidade na Semear, a ação deste ano visa prolongar a parceria entretanto estabelecida levando-a para junto da comunidade de Oeiras, onde a Semear e a Novartis se encontram localizadas.

Joana Santiago, Presidente da Semear afirma que “os programas de voluntariado corporativo do Semear pretendem fortalecer o espírito de equipa e promover a coesão na empresa, acreditamos que mesmo não sendo possível uma ação presencial, este projeto permitirá à Novartis reforçar valores como a cooperação para alcançar objetivos que contribuem para combater a desigualdade social”.

Já este ano, a Novartis lançou um outro projeto de voluntariado, o Give Back que ganhou forma através da “Caixa Solidária”. A empresa enviou para casa de todos os seus colaboradores uma caixa vazia com uma lista de instituições e as suas necessidades específicas. Foi pedido a cada colaborador que, em família, enchesse a caixa com bens de primeira necessidade, seleccionando uma instituição a quem a caixa seria entregue. Foram enviadas cerca de 460 caixas que beneficiaram mais de 25 instituições de solidariedade social, entre elas a Comunidade Vida e Paz, o Banco do Bebé, a Fundação AFID Diferença e a Associação São Francisco de Assis - Cascais. Para tornar este projeto possível a Novartis desafiou também a sua rede de parceiros, nomeadamente a Addmore e a Sermail que deram o seu tempo e os serviços a esta iniciativa.

Sobre a Novartis

Novartis está a reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como uma empresa global líder em medicamentos, usamos a ciência inovadora e tecnologias digitais para criar terapêuticas transformadoras em áreas com grandes necessidades médicas. Na procura para descobrir novos medicamentos, posicionamo-nos de forma consistente como uma das empresas que mais investe em investigação e desenvolvimento. Os produtos da Novartis chegam a 800 milhões de pessoas em todo o mundo e procuramos continuamente soluções inovadoras para expandir o acesso às nossas terapêuticas. Cerca de 109 000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis, em todo o mundo. Saiba mais em: https://www.novartis.com/pt-pt