Jan 19, 2022
  • Simon Gineste assumiu o cargo de diretor-geral da Divisão Farma em janeiro de 2021, posição que acumula agora com a liderança institucional do Grupo Novartis.

Porto Salvo, 19 de janeiro, 2022 – A liderança do Grupo Novartis em Portugal está agora entregue a Simon Gineste, diretor geral da Novartis Farma desde janeiro de 2021, posição que acumula com a da presidência do Grupo. Nesta função, Simon será o embaixador do Grupo, liderando a agenda de relações públicas externas da empresa e promovendo uma integração interna e externa entre as Divisões que compõem o Grupo: Farma, Oncologia, AAA e Novartis Gene Therapies.

Simon tem uma experiência sólida em funções comerciais e estratégicas, com uma forte motivação na liderança de pessoas. Nasceu em França, onde viveu e estudou, formando-se em gestão e onde iniciou a sua carreira. A sua mentalidade empreendedora, a curiosidade e a vontade de saber mais sobre outras culturas levaram-no a Barcelona, onde fez um MBA na ESADE. Entrou na Novartis Espanha em 2007 e a partir daí desenvolveu a sua carreira, passando por diversas funções e assumindo a estratégia e a liderança de equipas de Vendas e Marketing, até ao cargo de Diretor na área da Insuficiência Cardíaca para a Região Europa. Antes de ingressar na Novartis Portugal, Simon ocupava a função de Diretor da Área Cardiovascular, Renal e Metabólica na Novartis Espanha.

No último ano, Simon Gineste liderou a transformação do modelo organizacional e de negócio da Novartis Farma, tendo em vista a construção de uma organização mais aberta ao exterior e um melhor diálogo com clientes e parceiros, centrado em responder a necessidades concretas do doente, do profissional de saúde e do sistema de saúde e na criação de valor para além das terapêuticas que a companhia disponibiliza em Portugal.

“No atual contexto da saúde em Portugal e no mundo, a Novartis pretende continuar a colocar ao serviço do fortalecimento do nosso sistema de saúde as nossas pessoas, o nosso talento e a nossa inovação, que vai para além dos nossos medicamentos. A nossa ambição é de co-criar com todos os parceiros soluções relevantes que possam melhorar a experiência, a igualdade e o acesso nos cuidados de saúde. O nosso compromisso é servir melhor o sistema de saúde para que ele possa servir melhor a sociedade portuguesa”, afirma Simon Gineste.

Simon sucede assim a Cristina Campos que liderou a Novartis Farma Portugal como Diretora Geral desde meados de 2012 até Dezembro de 2020, tendo assumido funções internacionais na Novartis Global Health, em janeiro de 2021, acumulando a Presidência do Grupo Novartis Portugal ainda ao longo de 2021.Licenciada em Ciências Farmacêuticas e com um MBA, Cristina Campos tem mais de 25 anos de experiência profissional. Assumiu ao longo da sua carreira diversas funções em empresas multinacionais na Indústria Farmacêutica e no Sector do Grande Consumo.

A Novartis está a reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como uma empresa global líder em medicamentos, usamos a ciência inovadora e tecnologias digitais para criar terapêuticas transformadoras em áreas com grandes necessidades médicas. Na procura para descobrir novos medicamentos, posicionamo-nos de forma consistente como uma das empresas que mais investe em investigação e desenvolvimento. Os produtos da Novartis chegam a 800 milhões de pessoas em todo o mundo e procuramos continuamente soluções inovadoras para expandir o acesso às nossas terapêuticas. Cerca de 109.000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis, em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com/pt-pt/.