Set 10, 2020
  • Até 2025, aumentar em 200% o número de doentes com acesso a medicamentos inovadores nos países com baixos rendimentos (LMICs) e aumentar em 50% os Programas Estratégicos da Novartis, potenciando o alcance destas iniciativas a 23 milhões de doentes
  • Alcançar a neutralidade carbónica em todas as operações e em toda a cadeia de fornecimento até 2030
  • Uma nova colaboração com a União Africana deu início à Africa Medical Supplies Platform para suportar a disponibilização do Portfólio de Resposta à Pandemia COVID-19 da Novartis
  • A companhia concluiu o recrutamento de doentes no âmbito do ensaio clínico de Fase III CAN-COVID com resultados expectáveis no quarto trimestre de 2020

Porto Salvo, 10 de setembro, 2020 – A Novartis apresentou a mais recente evolução da sua estratégia Ambiental, Social e Corporativa - ESG – Environmental, Social and Corporate Governance.

ESG é uma prioridade estratégica para o Conselho de Administração da Novartis e para o seu Comité Executivo. Temos feito progressos em todos os nossos pilares estratégicos de ESG”, disse Joerg Reinhardt, Chairman da Novartis.“Olhando para o futuro, estamos a reforçar ainda mais a forma como medimos o nosso impacto num conjunto de novas metas ESG, reforçando a nossa ambição de gerar mais valor para a sociedade.”

A Novartis dedica-se a quatro pilares estratégicos de ESG, considerados relevantes pelos seus stakeholders: Padrões Éticos, Preço e Acesso, Desafios Globais de Saúde e Cidadania Corporativa. A companhia estabeleceu metas ambiciosas e desafiantes em relação a elementos chave em cada uma destas áreas. Estes incluem a resposta aos desafios de acesso e de saúde global, uma área com grandes necessidades ainda sem resposta em todo o mundo e onde a Novartis pode ter um forte impacto em termos de ESG. A Novartis ambiciona também ser líder em sustentabilidade ambiental na indústria de saúde, reforçando a sua já ambiciosa meta de neutralidade carbónica, ao incluir toda a sua cadeia de fornecimento neste objetivo até 2030.

Vas Narasimhan, CEO da Novartis, referiu que “a Novartis continua a dar grandes passos no sentido de aumentar o nosso compromisso em grandes desafios globais, como o acesso a medicamentos e as alterações climáticas. Ao definirmos metas que medem o que é mais importante para os stakeholders, estamos a integrar ainda mais o conceito ESG no centro das nossas atividades e a fortalecermos o nosso compromisso de comunicar os nossos progressos de uma forma transparente.”

Novas metas que reforçam o impacto no acesso a medicamentos e alterações climáticas

Como parte do objetivo da companhia de melhorar o acesso a medicamentos inovadores em países com baixos rendimentos, a Novartis está empenhada em aumentar o acesso dos doentes a medicamentos inovadores, pelo menos em 200%, até 2025. Além disso, a Novartis pretende melhorar o acesso dos doentes aos seus programas estratégicos de saúde global em áreas como a Lepra, a Malária, a Doença de Chagas e a Doença Falciforme em, pelo menos, 50% no mesmo período. A companhia prevê que o cumprimento destas metas permita chegar a mais de 23 milhões de doentes.

A Novartis reforçou também as suas metas de sustentabilidade, ao definir a neutralidade carbónica para toda a sua cadeia de fornecimento até 2030, além da meta já definida nas suas atividades até 2025. Este novo objetivo substitui o anterior, que definia uma redução de 50% (vs. a linha base de 2016) em emissões de carbono na sua cadeia de fornecimento.

A Novartis anunciou ainda a colaboração com a União Africana (55 Estados Membros que representam todos os países do continente Africano), a qual deu início à Africa Medical Supplies Platform (AMSP), para ajudar no acesso ao portfólio da Novartis de resposta à pandemia COVID-19. Este portfólio de 15 medicamentos foi lançado em julho de 2020 e é disponibilizado pela divisão de medicamentos genéricos e biossimilares da Novartis. A AMSP, uma iniciativa sem fins lucrativos, disponibiliza uma plataforma online que agrega equipamentos médicos certificados, dispositivos de gestão clínica e medicamentos para disponibilizar aos governos africanos com necessidades críticas na resposta à COVID-19. Esta nova colaboração pretende minimizar as restrições de fornecimento e logística, garantindo o acesso rápido e eficiente aos medicamentos do portfólio de resposta à pandemia COVID-19 aos governos dos países africanos.

Principais destaques de progresso dos últimos 12 meses:

A Novartis destaca também o enorme progresso feito nos últimos 12 meses numa série de áreas-chave, reforçando o seu compromisso ESG como o alicerce da sua estratégia.

Princípios de acesso - a Novartis lançou os seus Princípios de Acesso2 em 2018 e comprometeu-se a integrar, sistematicamente, as estratégias de acesso enquanto investiga, desenvolve e distribui novos medicamentos. Através de marcas de mercados emergentes (EMBs – Emerging Market Brands) e de estratégias de acesso mais abrangentes, a Novartis chegou a 376 mil doentes no primeiro semestre de 2020. A Novartis desenvolveu igualmente novas estratégias de negócio e uma organização única para chegar a mais doentes e ampliar a disponibilidade do seu portefólio de medicamentos na África Subsariana (AS), que abriga a maior população de doentes carenciados do mundo. A unidade recém-formada da África Subsariana está a implementar abordagens inovadoras para, de forma sustentável, alcançar o dobro dos doentes de toda a pirâmide social até 2022. Para além das parcerias com a Clinton Health Access Initiative (CHAI) e AMSP, a unidade Novartis SSA está ainda a dar início a parcerias estratégicas com diferentes governos, para garantir um melhor acesso aos seus medicamentos.

Resposta à pandemia de COVID-19 - A Novartis fez contribuições significativas para o esforço global de combate à pandemia de COVID-19 e para apoiar a estabilidade global dos sistemas de saúde. Como exemplo, alavancou os seus recursos de Investigação & Desenvolvimento, a sua experiência em ensaios clínicos, o fornecimento de medicamentos e ajuda filantrópica para este propósito. No total, há mais de 15 medicamentos da Novartis em investigação, em 35 estudos iniciados por investigadores em todo o mundo. A companhia concluiu o recrutamento de doentes no âmbito do ensaio clínico de Fase III do CAN-COVID, com a investigação de canakinumab em doentes com pneumonia por COVID-19, com resultados esperados para o quarto trimestre de 2020. A Novartis também tem em curso um ensaio clínico de Fase III para avaliar o uso de ruxolitinib em doentes com COVID-19 com reação extrema do sistema imunológico. A companhia disponibilizou 40 milhões de dólares para apoiar as comunidades afetadas pela pandemia em todo o mundo. Para além disso, a Novartis está envolvida em iniciativas de investigação intersetoriais, como o COVID-19 Therapeutics Accelerator, coordenado pela Fundação Bill & Melinda Gates, Wellcome e Mastercard, bem como uma parceria apoiada pelo Innovative Medicines Initiative (IMI).

Padrões éticos - Dando continuidade ao seu compromisso de longo prazo na construção de relações de confiança com a sociedade, a Novartis resolveu questões pendentes em processos de investigação, incluindo acordos relacionados com o Foreign Corrupt Practices Act (FCPA) e programas de palestrantes nos EUA. Para reforçar o pensamento baseado em princípios e a tomada de decisões éticas na organização e nas interações com stakeholders externos, acaba de ser lançado o novo Código de Ética da Novartis, criado com o contributo de milhares de colaboradores em todo o mundo e inserido numa estrutura inovadora de tomada de decisão.

A Novartis está a reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como uma empresa global líder em medicamentos, usamos a ciência inovadora e tecnologias digitais para criar terapêuticas transformadoras em áreas com grandes necessidades médicas. Na procura para descobrir novos medicamentos, posicionamo-nos de forma consistente como uma das empresas que mais investe em investigação e desenvolvimento. Os produtos da Novartis chegam a 800 milhões de pessoas em todo o mundo e procuramos continuamente soluções inovadoras para expandir o acesso às nossas terapêuticas. Cerca de 109.000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis, em todo o mundo. Saiba mais em https://www.novartis.com/pt-pt.

Mais informação sobre as práticas ESG da Novartis está disponível em: https://www.novartis.com/investors/environmental-social-and-governance.

Referências

1. Scope 1 são emissões de fontes detidas ou controladas pela Novartis, Scope 2 são emissões provenientes do consume de energia comprada (e.g. eletricidade) e Scope 3 são emissões que são consequência das operações da Novartis (e.g. cadeia de fornecimento, viagens de negócios). Este compromisso vai além de nossas Metas Baseadas em Dados Científicos. (Março 2019)
  2. https://www.novartis.com/our-company/corporate-responsibility/expanding-access-healthcare/access-principles