Novartis apoia comemorações do Dia Mundial do Coração
- Campanha “Energia para a vida” incentiva as pessoas a fazer escolhas saudáveis
- Campanha “Cuide da sua máquina” alerta para os sintomas da insuficiência cardíaca
- A insuficiência cardíaca é uma doença crónica que afeta cerca de 15 milhões de pessoas na Europa1. Destas, mais de 400.000 são portuguesas2.
Porto Salvo, 29 de setembro, 2016 – A Novartis associa-se à Fundação Portuguesa de Cardiologia para a divulgação das comemorações do Dia Mundial do Coração e da campanha “Energia para a vida” que pretende incentivar as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis.
A Novartis apoia também, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a divulgação da campanha “Cuide da sua máquina” que tem como objetivo chamar a atenção da população portuguesa para sintomas que habitualmente não são associados a problemas do coração e que são os primeiros sinais de alerta para a insuficiência cardíaca, como por exemplo dificuldade em respirar (dispneia); membros inferiores inchados devido à acumulação de líquidos; fadiga intensa; tosse ou pieira; náuseas e aumento de peso.
Apesar dos avanços terapêuticos dos últimos anos, a mortalidade por insuficiência cardíaca
permanece inaceitavelmente elevada, com mais de 50% dos doentes a não sobreviver nos 5 anos após o diagnóstico3, 4.
A insuficiência cardíaca tem um impacto significativo e crescente, contribuindo atualmente para uma despesa em saúde de mais de 108 mil milhões de dólares/ano a nível mundial, valor este que pode duplicar até 2030. Ainda de notar que 60-70% destes custos são relativos a hospitalizações6,7.
Sobre a Insuficiência Cardíaca
A insuficiência cardíaca define-se como uma síndrome causada por uma anomalia da estrutura e/ou da função cardíaca, conduzindo a um débito sanguíneo inadequado às necessidades metabólicas do organismo em repouso ou exercício8.
Resulta, na maioria dos casos, de um contínuo que se inicia pelos fatores de risco cardiovascular que surgem, hoje, de forma cada vez mais precoce, progredindo para a disfunção cardíaca. Esta pode ser assintomática numa fase inicial, surgindo posteriormente os sintomas. Tipicamente a síndrome evolui por surtos de agudização (descompensação da insuficiência cardíaca) que debilitam a condição clínica do doente, contribuem para o agravamento progressivo da doença e requerem assistência médica urgente. Este contínuo poderá ser interrompido a qualquer momento, de forma imprevisível, por um episódio de morte súbita ou culminar em morte por falência de bomba9.
Sobre a Novartis
A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados oculares e genéricos económicos. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 118 mil colaboradores, desempenhando as suas atividades em mais de 180 países. Para mais informações, visite www.novartis.pt
Referências bibliográficas:
- López-Sendón J. The heart failure epidemic. Medicographia. 2011;33:363-369
- Ceia F, Fonseca C, Mota T, Morais H, Matias F, de Sousa A, Oliveira A; EPICA Investigators. Prevalence of chronic heart failure in Southwestern Europe: the EPICA study. Eur J Heart Fail. 2002 Aug;4(4):531-9
- Gerber et al. JAMA Intern Med 2015;175:996-1004
- Zarrinkoub et al. European Journal of Heart Failure 2013;15: 995–1002
- López-Sendón J. The heart failure epidemic. Medicographia. 2011;33:363-369
- Mosterd A, Hoes, A, Clinical epidemiology of heart failure, Heart 2007;93:1137
- Neumann T, Biermann J, Erbel R, Neumann A, Wasem J, Ertl G, et al.,. Heart failure: the commonest reason for hospital admission in Germany: medical and economic perspectives. Dtsch Arztebl Int. 2009;106:269–75.
- Ponikowski P, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure: The Task Force for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure of the European Society of Cardiology (ESC). Developed with the special contribution of the Heart Failure Association (HFA) of the ESC. EuroEur Hear J. 2016 May 20:1–85.
- Dzau VJ, Antman EM, Black HR, et al. The cardiovascular disease continuum validated: clinical evidence of improved patient outcomes: part I: Pathophysiology and clinical trial evidence (risk factors through stable coronary artery disease). Circulation. 2006;114(25):2850–70.