Março 05, 2021
  • A Novartis vai apoiar o fornecimento global de outra vacina para a COVID-19, alavancando a capacidade de produção para ajudar no combate à pandemia.
  • A Novartis prevê produzir o RNA mensageiro e componentes da vacina CVnCoV para entregar até 50 milhões de doses até o final de 2021 e mais 200 milhões de doses em 2022. A produção terá início previsto no verão de 2021, na unidade de Kundl, na Áustria.
  • Este é um de vários acordos que a Novartis está a avaliar globalmente para ajudar a apoiar o fornecimento global de vacinas e terapêuticas contra a COVID-19.

Porto Salvo, 5 de março, 2021 – A Novartis anunciou a assinatura de um acordo inicial para a produção da vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19, CVnCoV, da CureVac, reforçando o seu compromisso na luta contra a pandemia. Já estão em andamento os preparativos para o início da produção, a transferência de tecnologia e os testes. Após o acordo final, a Novartis prevê iniciar a produção no segundo trimestre de 2021. As primeiras entregas à CureVac são esperadas para o verão de 2021.

A produção terá lugar numa nova unidade de alta tecnologia, que já se encontrava em construção - Novartis Kundl - na Áustria. Esta unidade será agora adaptada às necessidades de produção da vacina de RNA mensageiro, CVnCoV da CureVac, cujo processo de produção é altamente complexo. A Novartis prevê produzir o RNA mensageiro e componentes da vacina CVnCoV para entregar até 50 milhões de doses até o final de 2021 e mais 200 milhões de doses em 2022. Os componentes serão depois entregues à CureVac para posterior processamento.

Sentimos que é nossa responsabilidade fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar e temos o prazer em anunciar a nossa colaboração com a CureVac. Em Kundl, na Áustria, a Novartis é pioneira e tem décadas de experiência na produção farmacêutica de proteínas e, nos últimos anos, na produção de ácidos nucléicos. Atualmente, estamos a expandir a nossa unidade com capacidades adicionais para a produção de mRNA, a fim de responder melhor à crescente procura”, diz Steffen Lang, Diretor Global da Novartis Technical Operations e membro do Comité Executivo da Novartis.

Florian von der Mülbe, Diretor de Produção da CureVac, afirma: “Estou muito satisfeito por termos encontrado na Novartis um parceiro altamente experiente para apoiar a produção da nossa vacina candidata ao combate à COVID-19. Em colaboração com a Novartis esperamos aumentar significativamente a nossa capacidade de produção e posicionar a nossa rede de produção numa base ainda mais ampla.”

Resposta da Novartis à pandemia COVID-19

A Novartis está a contribuir em várias frentes para a luta global contra a pandemia COVID-19, apoiando a estabilidade dos sistemas globais de saúde. A empresa anunciou recentemente um acordo inicial com a BioNtech para aumentar a capacidade de produção de uma vacina contra a COVID-19, nas suas instalações em Stein, na Suíça. A Novartis está empenhada em doar 40 milhões de dólares para ajudar as comunidades afetadas pela pandemia em todo o mundo. Para além disso, a Novartis participa ativamente em várias iniciativas de investigação em vários setores, o COVID-19 Therapeutics Accelerator, coordenado pela Fundação Bill & Melinda Gates, Wellcome e Mastercard, bem como uma parceria dirigida à COVID-19 apoiada pela Innovative Medicines Initiative (IMI). A Novartis também anunciou uma colaboração com a Molecular Partners para desenvolver duas terapias DARPin® projetadas para uso potencial contra a COVID-19. A empresa está ainda a apoiar separadamente investigações clínicas de vários medicamentos Novartis para tratar a COVID-19. Nos nossos laboratórios, iniciámos um esforço colaborativo de investigação e desenvolvimento a longo prazo dos primeiros medicamentos orais para a COVID-19 e outros coronavírus.

Disponibilizamos, a custo zero, 15 medicamentos que tratam os principais sintomas da COVID-19 a países de rendimento baixo ou médio-baixo, até que uma vacina ou outro tratamento esteja disponível. Além disso, a Novartis Gene Therapies celebrou um contrato de produção com o Massachusetts Eye and Ear e o Massachusetts General Hospital para produzir a sua nova vacina experimental genética COVID-19, chamada AAVCOVID8.

Mais informações sobre a resposta da Novartis à COVID-19 estão disponíveis em https://www.novartis.com/coronavirus e em https://www.novartis.com/pt-pt/coronavirus.

Novartis está a reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como uma empresa global líder em medicamentos, usamos a ciência inovadora e tecnologias digitais para criar terapêuticas transformadoras em áreas com grandes necessidades médicas. Na procura para descobrir novos medicamentos, posicionamo-nos de forma consistente como uma das empresas que mais investe em investigação e desenvolvimento. Os produtos da Novartis chegam a 800 milhões de pessoas em todo o mundo e procuramos continuamente soluções inovadoras para expandir o acesso às nossas terapêuticas. Cerca de 109 000 pessoas de mais de 145 nacionalidades trabalham na Novartis, em todo o mundo.

Saiba mais em: https://www.novartis.com/pt-pt/