Novartis e Instituto do Cinema e do Audiovisual premeiam dois filmes na área da Esclerose Múltipla
- 4ª edição do Prémio Curtas Esclerose Múltipla apurou 22 candidaturas
- O filme ‘Perene’ foi a escolha do júri e as votações do público elegeram como vencedor o filme ‘Preso no meu próprio corpo”
- O júri atribui ainda uma menção honrosa ao filme ‘É a Vida’ e duas menções honrosas aos filmes ‘Hera’ e ‘Tempo’
Lisboa, 24 de maio de 2017 – A Novartis e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) entregaram o Prémio Curtas Esclerose Múltipla 2017 numa cerimónia no Cinema São Jorge. A esta 4ª edição concorreram 22 candidaturas de curtas-metragens realizadas por amadores e estudantes, entre os 18 e os 35 anos.
O projeto tem como objetivo sensibilizar a população para a esclerose múltipla, unindo a arte e a saúde, através de trabalhos que espelhem a realidade da doença. A comissão organizadora do Prémio distinguiu duas curta-metragens, uma na categoria ‘Escolha do Júri’ e outra na categoria ‘Escolha do Público’, com prémios de 2.000€ e 1.500€ respetivamente.
O júri desta edição foi composto por Mário Gabriel Bonito, representante do ICA; Cristina Campos, Diretora Geral da Novartis; Gonçalo Galvão Teles, realizador português; Teresa Tavares, atriz portuguesa; Joaquim Pinheiro, médico neurologista; e representantes das três Associações de Doentes com Esclerose Múltipla: ANEM, SPEM e TEM. Os critérios de avaliação passam por analisar se os filmes promovem um conhecimento sobre a doença e o seu impacto nas esferas pessoal e social, bem como a capacidade de sensibilizar a opinião pública, chamando a atenção para a esclerose múltipla.
A cerimónia de entrega do Prémio Curtas Esclerose Múltipla contou com a presença dos autores dos trabalhos a concurso, dos professores e das direções das escolas apoiantes, dos membros do júri, estando também aberta a qualquer pessoa que se interesse pela área do cinema e/ou pessoas que tenham sido afetadas pela doença.
Todas as informações sobre o Prémio e filmes estão disponíveis no site: http://www.premioemcurtas.pt
Sobre a Esclerose Múltipla
A EM afeta cerca de 5.000 portugueses [1]. Em todo o mundo são mais de 2,3 milhões de pessoas [2] com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver EM do que os homens [3], [4].
A EM tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias [5],[6]. Mais de 90% das pessoas com EM queixam-se de fadiga, constituindo um dos sintomas com maior impacto na qualidade de vida e produtividade dos doentes. [7]
Sobre a Novartis
A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder de forma adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, genéricos económicos e bio similares e cuidados oculares. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. Em 2016, o Grupo alcançou um volume total de vendas de 48.5 mil milhões de dólares, e investiu 9 mil milhões de dólares em Investigação e Desenvolvimento. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 118 mil colaboradores, desempenhando as suas atividades em mais de 155 países. Para obter mais informações, visite http://www.novartis.pt.
Referências
1http://www.anem.org.pt/menu-anem/esclerosemultipla.htm
2 Multiple Sclerosis International Federation. What is MS) [online]. Available at: http://www.msif.org/about-ms/what-is-ms/. Accessed Feb 2015.
3 Compston A, Coles A. Multiple sclerosis. Lancet 2002;359(9313):1221-1231.
4 Confavreux C, Aimard G, Devic M. Course and prognosis of multiple sclerosis assessed by the computerized data processing of 349 patients. Brain 1980;103(2):281-300.
5 Riazi A, Hobart JC, Lamping DL, et al. Using the SF-36 measure to compare the health impact of multiple sclerosis and Parkinson's disease with normal population health profiles. J Neurol Neurosurg Psychiatry 2003;74(6):710-714.
6 Aronson KJ. Quality of life among persons with multiple sclerosis and their caregivers. Neurology 1997;48(1):74-80.
7 Multiple Sclerosis International Federation. http://www.msif.org/wp-content/uploads/2014/09/MS-in-focus-19-Fatigue-En.... Accessed Feb 2015.