Novartis entrega, sem fins lucrativos, 300 milhões de tratamentos para combater a malária em crianças
Novartis entrega, sem fins lucrativos, 300 milhões de tratamentos para combater a malária em crianças
- O anti malárico da Novartis, o primeiro medicamento pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde1 para combater a malária em idade pediátrica, tornou-se o standard de tratamento em mais de 30 países endémicos de malária.
- Desde 2009, a Novartis já disponibilizou 300 milhões de tratamentos cuja formulação dispersível é mais facilmente ingerida por crianças.
- Em conjunto com outras inovações, o medicamento da Novartis contribui para a redução de 71% da taxa de mortalidade por malária, em crianças com idade inferior a 5 anos2.
Porto Salvo, 12 de janeiro de 2016 - A Novartis atingiu o seu marco histórico ao entregar 300 milhões de tratamentos pediátricos contra a malária, fornecidos sem fins lucrativos, ajudando a reduzir o impacto desta doença nas crianças, em mais de 30 países endémicos de malária. Nunca, num espaço de tempo tão reduzido, foram distribuídos tantos tratamentos para crianças que sofrem de malária.
A malária é uma doença que pode ser prevenida e tratada, e que é causada por parasitas (Falciparum e Vivax do Plasmodium). Estes são transmitidos para as pessoas através de uma picada de um mosquito infetado. Os bebés e as crianças mais pequenas fazem parte do grupo em maior risco de contrair a malária, sendo que, atualmente, 70% das mortes ocorrem em crianças com idade inferior a 5 anos2. Apesar da taxa de mortalidade infantil por malária ter diminuído em 71 por cento, desde 2000, a malária continua a matar uma criança a cada dois minutos2.
“Este marco histórico demonstra o nosso compromisso, a longo prazo, em combater a malária e ajudar as crianças que estão em maior risco”, diz Joseph Jimenez, CEO da Novartis. “Estamos orgulhosos do papel que temos desempenhado para ajudar a reduzir a mortalidade infantil por malária. E vamos continuar a fornecer tratamentos a pessoas que precisem, sem fins lucrativos, contribuindo para o objetivo de vivermos num mundo sem malária”.
O medicamento da Novartis constitui a referência de tratamento para milhões de pessoas com malária, em todo o mundo. A formulação dispersível deste anti malárico (uma combinação de arteméter e lumefantrina) foi desenvolvida pela Novartis e pela Medicines for Malaria Venture, respondendo a um apelo da UNICEF/OMS para o desenvolvimento de medicamentos child-friendly. As diretrizes da OMS para o tratamento da malária recomendam comprimidos dispersíveis em vez de formulações líquidas para crianças. E por isso, foi o primeiro medicamento pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde1 para combater a malária em idade pediátrica.
Sobre o Novartis Malaria Initiative
Novartis Malaria Initiative é um dos maiores programas de acesso a medicamentos da indústria farmacêutica, que se foca em tratamento, acesso, desenvolvimento de competências e investigação e desenvolvimento. Desde 2012, a iniciativa já forneceu mais de 750 milhões de tratamentos, sem fins lucrativos a maior pare ao setor público. A Novartis está empenhada em trabalhar para a erradicação da malária através do desenvolvimento de anti maláricos de nova geração, com duas novas classes de medicamentos atualmente em Fase II de ensaio clínico. Para mais informações visite: www.malaria.novartis.com.
Sobre a Novartis
A Novartis fornece soluções de saúde inovadoras destinadas a dar resposta às necessidades em constante evolução dos doentes e da sociedade. Sediada em Basileia, na Suíça, a Novartis dispõe de um portefólio diversificado para responder da forma mais adequada a essas necessidades: medicamentos inovadores, cuidados oculares e genéricos económicos. A Novartis é a única empresa global com posições de liderança em todas estas áreas. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 120 mil colaboradores, desempenhando as suas atividades em mais de 180 países. Para obter mais informações, visite www.novartis.com
Referências
1. Organização Mundial de Saúde – Atualização de Prequalificação - 15 Julho 2015 - http://apps.who.int/prequal
2. Organização Mundial de Saúde, Relatório Mundial da Malária 2015.
Gabinete de Comunicação Novartis
Patrícia Adegas
Tlf.: + 351 21 000 8753
Email: [email protected]