Maio 02, 2019
  • O SciCare – Novartis Health Science Accelerator – é dirigido a equipas de unidades de investigação públicas e privadas com atividade em Portugal
  • Programa é lançado no âmbito do Science and Innovation Congress Switzerland-Portugal 2019 da Embaixada da Suiça em Portugal.
  • Candidaturas abertas até setembro de 2019

Porto Salvo, 02 de maio, 2019 – SciCare, assim se chama o programa de aceleração que a Novartis acaba de lançar no âmbito da realização do Science and Innovation Congress Switzerland-Portugal 2019, vai decorrer entre os dias 2 e 3 de maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

O SciCare – Novartis Health Science Accelerator – é dirigido à comunidade de investigadores com projetos em doenças autoimunes da pele e do sistema musculoesquelético, cérebro e neurodegeneração, cancro, coração e sistema circulatório, olho, pulmões e aparelho respiratório. Assume-se como um desafiopara equipas de investigação que estejam a desenvolver compostos ou marcadores de diagnóstico promissores que se encontrem atualmente em fases pré-clínicas, e que queiram participar neste programa de aceleração, desenhado para os apoiar na criação de um programa de desenvolvimento completo.

O programa é aberto a todas as unidades de investigação públicas e privadas com atividade em Portugal incluindo, mas não limitado a, instituições reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) como Associate Laboratories, Collaborative Laboratoriese R&D Units.

Serão selecionados oito projetos, cujas equipas terão oportunidade de participar num curso prático de imersão, durante uma semana, sobre desenvolvimento clínico, que combina seminários, coaching individual com especialistas clínicos e de peritos em temas específicos, dotando os participantes das ferramentas necessárias para desenvolverem um plano de estudo para o seu projeto de investigação. Os participantes terão a oportunidade de se desenvolverem em áreas como bioestatística e desenho de um ensaio, considerações éticas sobre a experimentação em animais e humanos, direitos de propriedade intelectual e parcerias e soluções de financiamento.

“Cumprindo a sua missão de reimaginar a medicina e descobrir novas formas de melhorar e prolongar a vida das pessoas, a Novartis quer reforçar o seu compromisso com a investigação clínica em Portugal, fazendo parte, contribuido ativamente e fomentando o que de melhor se faz no nosso país. O SciCare distingue-se pela oportundiade de imersão, contacto e acompanhamento das equipas, dotando-as de ferramentas que lhes permitam desenhar um plano de desenvolvimento completo. No fundo, facilitando a concretização do seu projeto em inovação que possa beneficiar a sociedade, refere Cristina Campos, Diretora-Geral da Novartis. Este é mais um exemplo da forma como a Novartis se posiciona, parceira na facilitação de informação, conhecimento e rede de influência, tão relevantes para a comunidade científica, conclui."

As candidaturas ao SciCare - Novartis Health Science Accelerator - decorrem até setembro de 2019, para mais informações, visitar https://www.novartis.com/pt-pt/.

O Science and Innovation Congress Switzerland-Portugal 2019 junta cientistas suíços e portugueses, na Fundação Champalimaud num congresso de celebração das comemorações dos 100 anos de relações diplomáticas bilaterais entre Suíça e Portugal. Os oradores convidados vão evidenciar a excelência da investigação científica levada a cabo pelos dois países e o impacto dessa investigação na população.

A Novartis apoia o evento e marca presença com dois oradores da sua equipa internacional: Marie-France Tschudin, presidente de Advanced Accelerator Applications (empresa do grupo Novartis) e membro da equipa de direção da Novartis Oncology, participa num painel dedicado à importância das parcerias entre as empresas e a ciência; e Martin Missbach do NIBR - Novartis Institutes for BioMedical Research -, atualmente focado na área das doenças muscoloesqueléticas, vai participar num painel sobre o combate à resistência dos inibidores da quinase.

Sobre a Novartis

A Novartis está a reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. Como uma empresa global líder em medicamentos, usamos a ciência inovadora e tecnologias digitais para criar terapêuticas transformadoras em áreas com grandes necessidades médicas. Na procura para descobrir novos medicamentos, posicionamo-nos de forma consistente como uma das empresas que mais investe em investigação e desenvolvimento. Os produtos da Novartis chegam a mil milhões de pessoas em todo o mundo e procuramos continuamente soluções inovadoras para expandir o acesso às nossas terapêuticas. Cerca de 125.000 pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis, em todo o mundo. Saiba mais em: https://www.novartis.com/pt-pt/.