Novartis Portugal implementa Noite da Comunidade

Colaboradores apoiam Comunidade Vida e Paz em projeto piloto de solidariedade social

Maio 31, 2019

Com a aproximação da 23.ª edição do Dia da Comunidade, que se vai realizar a 7 de junho, a Novartis Portugal lançou um projeto piloto do que poderá vir a ser a Noite da Comunidade, uma ação de voluntariado que visa reforçar o compromisso da Novartis em apoiar instituições de solidariedade social que prestem serviços à população.

Entre os dias 14 e 17 de maio, cerca de 20 colaboradores da Novartis Portugal distribuídos por grupos de cinco voluntários em cada dia, juntaram-se às equipas de rua da Comunidade Vida e Paz para distribuir um total de 1.800 ceias aos Sem-Abrigo. Ir ao encontro das pessoas e construir uma relação de confiança, motivando-as para a mudança, foi o mote da atividade que decorreu entre as 20h – com a saída da sede da associação, em Alvalade – e a 01h30.

Com uma resposta surpreendente e inscrições para cada dia de ação esgotadas em menos de duas horas, este projeto piloto demonstrou o forte compromisso dos colaboradores da Novartis com as causas solidárias.

A solidariedade está no nosso ADN. Há 23 anos que participamos no Dia da Comunidade e agora quisemos testar a hipótese de termos também uma Noite da Comunidade em que pudéssemos estar ainda mais próximos das pessoas, fazendo parte das ações de rua da Comunidade Vida e Paz. A resposta foi muito positiva, com uma taxa de adesão que superou as nossas expectativas.

Cristina Campos, presidente do Grupo Novartis Portugal

A Comunidade Vida e Paz rege-se pelo valor universal do respeito pela Dignidade da Vida Humana e visa ajudar especialmente os mais pobres, socialmente excluídos ou vulneráveis.

Ver todo o trabalho da Comunidade Vida e Paz, que não é só entregar comida, é construir confiança com as pessoas, para as levar a falar e a pedir ajuda e poder levá-las para a recuperação. Saber se têm tomado os medicamentos, se precisam de roupas ou outras necessidades e passar essa informação para que no dia seguinte tudo lhes seja entregue, é esse o objetivo. Não é fácil, mas é possível.

Vanda Ferreira, Colaboradora Novartis

Foi fantástico privar com gente solidária e com gente que, mesmo desprovida de quase tudo, não perdeu o humor!

Sandra Barata, Colaboradora Novartis

Foi duro ver e ouvir o que vi e ouvi, mas a proximidade só reforçou o impacto positivo que podemos ter junto destas pessoas.

Luísa Graça, Colaboradora Novartis

No final, a maior lição que retirei foi que quando nos entregamos neste tipo de voluntariado, as nossas perceções, as nossas ideologias, as nossas crenças, os nossos “partir do princípio que…” devem ficar no quente da nossa casa. Aqui, exige-se mais: exige-se estar a 100% com o outro, o ouvir, o não julgar, o relativizar, o perceber que o melhor para nós pode não ser o melhor para os outros.

Sofia Fonte, Colaboradora Novartis

Foi recompensador e emocionante conhecer pessoas fantásticas, que, por via do voluntariado impactam positivamente a vida de pessoas igualmente fantásticas, que, por infortúnios vários estão na condição de Sem-Abrigo. Fiquei com um carinho especial por aquele grupo. Vou, certamente, repetir!.

Ana Luisa Paupério, Colaboradora Novartis

Colaboradores apoiam Comunidade Vida e Paz em projeto piloto de solidariedade social

O Dia da Comunidade é uma iniciativa anual de solidariedade social da Novartis que decorre em 58 países e que pretende apoiar a população carenciada das regiões onde a empresa está inserida. Cerca de 24 mil colaboradores de 6 continentes e 58 países dão apoio a instituições sem fins lucrativos, representando um total de 200 mil horas ao serviço da comunidade.

Avaliando pelo sucesso que foi este projeto piloto, a equipa organizadora prevê a possibilidade de lançar formalmente a Noite da Comunidade já em 2020.