Saúde Digital – Como usar a tecnologia para melhorar os cuidados de saúde?

“European Patient Innovation Summit” publica seis recomendações para promover a utilização das tecnologias digitais para melhorar a vida das pessoas com doenças crónicas

Set 18, 2019

Já estão disponíveis as recomendações de ação da “European Patient Innovation Summit” (EPIS) para o desenvolvimento de soluções tecnológicas adaptadas às necessidades dos pacientes, em particular dos que sofrem de doenças crónicas. A EPIS é um evento anualmente promovido pela Novartis, em parceria com um Steering Committee formado por representantes de organizações de doentes que se destaquem pela utilização das tecnologias digitais para a partilha de informação, e que reúne Associações de Doentes de toda a Europa. Um encontro onde se debate o tema da saúde digital na perspetiva do doente, procurando contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde.

A EPIS 2018 teve como foco a reflexão sobre como reforçar a utilização das tecnologias digitais por parte dos doentes no sentido de contribuir para a sua capacitação e melhoria do seu estado de saúde, bem como o tipo de ações que podem ser desenvolvidas pelas Associações de Doentes para garantir uma adoção ágil e precoce destas tecnologias. Do debate sobre saúde digital, que contou com mais de 270 participantes, representantes de Associações de Doentes de 13 países europeus, resultaram seis grandes recomendações para uma utilização generalizada das tecnologias digitais que podem vir a transformar a vida das pessoas com doenças crónicas.

Infografia

Envolver os doentes em todas as fases de desenvolvimento de uma tecnologia digital é apenas uma das recomendações da posição conjunta, aprovada em regime de consenso e dirigida a Associações de Doentes, decisores políticos, profissionais de saúde e trabalhadores na área do desenvolvimento de tecnologias.

Conheça em profundidade todas as recomendações da EPIS, ao consultar a Infografia e a Posição conjunta sobre saúde digital na perspetiva do doente.

A EPIS 2019 está agendada para Novembro, sob o tema “Patients in a Digital World: Challenges & Solutions”.

Portugal tem sido uma presença assídua na EPIS desde a sua fundação, em 2016, pela participação de várias Associações de Doentes nacionais nesta discussão entre representantes de doentes de toda a Europa. Em 2017, a participação das Associações de Doentes portuguesas foi mais longe, tendo sido marcada pela eleição da sua proposta como a Ideia Vencedora EPIS 2017. A ideia consistia na criação de um mapa online de Associações de Doentes, facilitando a qualquer pessoa a identificação da associação que mais próxima estivesse das suas necessidades. Esta ideia está hoje implementada e aberta à utilização por qualquer cidadão em www.hoope.pt.