“Pensar o presente para imaginar o futuro da dermatologia”

Novartis promove debate sobre o papel da tecnologia na dermatologia no Derma Innovation Summit’20

Dez 23, 2020

“Pensar o presente para imaginar o futuro da dermatologia” foi o mote do Derma Innovation Summit’20, que promovemos com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). O evento, que decorreu em formato digital a 10 de outubro de 2020, contou com 45 participantes, entre os quais, dermatologistas, representantes de start-ups e colaboradores da companhia.

A iniciativa permitiu uma reflexão “muito criativa” e “fora da caixa”, revelam os participantes, sobre novas soluções para a área da dermatologia, fruto da interação entre dermatologistas e uma equipa de design thinking.

Assista aos highlights do evento:

Tiago Torres, especialista em Dermatologia e Venereologia no Centro Hospitalar Universitário do Porto, reconheceu que “A Novartis tem-nos habituado a eventos diferentes e inovadores. Foi ambicioso, muito interativo, e do qual surgiram muitas ideias que acredito que num futuro próximo irão dar frutos”.

“Clínica do futuro”; “Doente do futuro” e “Impacto das start-ups na melhoria da referenciação entre as áreas da Dermatologia e Medicina Geral e Familiar” foram alguns dos temas de workshops que integraram o programa. Estas sessões levaram a debate alguns tópicos relevantes, não só para a área terapêutica, como também para a medicina no geral. Destacaram-se as vantagens e desafios na utilização de Inteligência Artificial na dermatologia; o papel da inovação tecnológica na proximidade com o doente e a necessidade de capacitação digital dos médicos.

Penso que os dermatologistas viram nas start-ups soluções bastante concretas, com uma grande aplicabilidade e, enquanto Novartis, demonstrámos que estamos aqui para estabelecer uma relação de futuro melhor para a dermatologia

Ana Rodrigues Martins, Therapeutic Area Head – Immunology Hepatology and Dermatology, Novartis Portugal

A fundadora e CEO da Tonic App, Daniela Seixas, assume o grande desafio que tem sido trabalhar a dermatologia, dadas as caraterísticas da especialidade, entre os quais, a enorme complexidade das múltiplas doenças crónicas e respetivos tratamentos de longo prazo, e o número reduzido de especialistas. Revela, ainda, que “agregar e curar os melhores recursos profissionais numa única aplicação” é a grande motivação da start-up.

O encerramento da sessão ficou a cargo de Cristina Campos, Diretora-Geral do grupo Novartis Portugal, que salientou a evidência de que “conseguimos, todos juntos, trazer soluções que continuem a permitir que consigamos Reimaginar a Medicina para chegarmos a mais inovação, aos doentes e aos sistemas de saúde”.

Ficou patente que ainda há muito espaço para continuar a inovar, sobretudo nesta área da tecnologia e de ferramentas tecnológicas que unem médicos e doentes e permitem uma resposta mais eficiente às necessidades de ambos.

Cristina Campos, Diretora-Geral do grupo Novartis Portugal

Para saber mais sobre o evento, consulte as notícias divulgadas no Jornal Médico:

  1. “Imaginemos que estamos em 2030 e agarremos agora o futuro da Dermatologia”
  2. Dermatologia & MGF: Como conseguir uma referenciação adaptada à prioridade clínica de cada doente?
  3. “A inovação já cá está! Aos médicos cabe aceitá-la, abraçá-la e desenvolvê-la”
  4. Doente do futuro: Um doente com maior necessidade de proximidade

O artigo está disponível, na íntegra, para consulta e download aqui (PDF, 1.84 MB).