- TwitterTweet
- FacebookPartilhar
- Partilhar
- Jump to Comments
Techcare distingue três startups com soluções tecnológicas inovadoras para a área da saúde
A Libhéros, a Tonic App e a UpHill foram as três startups distinguidas pela Novartis no âmbito do programa Techcare, um programa de inovação e empreendedorismo para startups na área da saúde, promovido pela Novartis em parceria com a Deloitte e a Beta-i.
O Techcare desafiou startups a participar num bootcamp com profissionais da Novartis e outros especialistas de forma a desenvolver soluções que pudessem endereçar necessidades do sistema de saúde em Portugal. Durante uma semana, 11 startups, num universo de 64 candidaturas, desenvolveram as suas ideias e viram avaliadas as suas propostas de valor.
As três startups distinguidas passarão agora à fase de piloto onde trabalharão com a Novartis de forma a validar a adequação da solução desenvolvida junto de uma ou mais áreas da Novartis, em Portugal ou noutros países da Europa.
Acreditamos que o talento das startups selecionadas vai contribuir para criar soluções inovadoras na área da Saúde, capazes de trazer valor acrescentado a este ecossistema. O projeto Novartis Techcare espelha a identidade da companhia e a sua aposta contínua na inovação e no digital. Em termos gerais, a qualidade das soluções propostas foi muito elevada e todas conseguiram, numa semana de trabalho conjunto com colaboradores da Novartis, adaptar as suas soluções à realidade da Novartis e do ecossistema da saúde em Portugal. Além destas três startups que avançam para a fase de piloto, há mais soluções que queremos avaliar em mais detalhe.
Fundada pela enfermeira Florence Herry em dezembro de 2015, em França, a Libhéros, na categoria Redes Colaborativas, assume-se como a nova solução digital de promoção e otimização em cuidados de saúde domiciliários, com uma plataforma de reservas online para atendimento médico que liga doentes e profissionais de saúde através de um site, uma aplicação e um operador telefónico.
A ferramenta Libhéros Pro permite aos profissionais de saúde partilhar a sua área de trabalho, a sua disponibilidade e os cuidados de saúde que podem prestar, ajudando os doentes a gerir os seus cuidados médicos a partir de casa, depois de terem recebido alta do hospital, por exemplo. Trata-se de uma solução que facilita a construção de uma comunidade de profissionais (enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, etc.) e doentes, num ecossistema de saúde onde a comunicação é a palavra-chave. Saiba mais aqui (www.libheros.fr).
Queremos fornecer uma solução acessível a todos, doentes e cuidadores, para evitar a ida aos serviços de urgência dos hospitais. A nossa missão é facilitar as visitas médicas ao domicílio e simplificar as tarefas quotidianas dos profissionais de saúde.
Na mesma categoria, a Tonic App, lançada em abril de 2016 em Portugal, especializou-se no desenvolvimento de um software dirigido a todos os profissionais de saúde, que disponibiliza conteúdos formativos, apoia no diagnóstico e melhora a comunicação entre médicos dos cuidados primários e terciários. A startup desenvolveu uma aplicação profissional dirigida a todos os médicos, que aumenta a qualidade e a eficiência dos cuidados de saúde, permitindo a discussão dedicada e segura de casos clínicos e a coordenação de cuidados entre diferentes centros.
Agrega ainda outros recursos profissionais para uso dos médicos no seu dia-a-dia, como calculadoras clínicas, tabelas de conversão de medicamentos e um motor de busca de normas de orientação clínica. A Tonic App é gratuita para os médicos e está disponível para Android e iPhone. Pode ser adquirida por subscrição pelos hospitais e outras organizações de saúde. Saiba mais aqui (www.tonicapp.com).
O programa Techcare foi fundamental para percebermos como podemos colaborar com a Novartis para facilitar o trabalho dos médicos e trazer os melhores cuidados aos doentes, neste mundo que é digital. Espero que este seja o início de uma longa relação entre as duas empresas, e, quem sabe, uma possibilidade de internacionalização para a Tonic App.
Na área de Diagnóstico e Referenciação, a UpHill caracteriza-se por desenvolver software para treino de profissionais de Saúde. O seu mais recente produto, o sistema UpSIM, distribui evidência clínica rápida e eficazmente através de uma experiência imersiva e gamificada, que regista as formações das equipas médicas e avalia a necessidade de formação complementar, com o objetivo de tornar os cuidados em saúde mais seguros. Com a ajuda desse software, os profissionais de Saúde adotam mais facilmente diretrizes internacionais na sua prática clínica.
Fundada por três médicos em abril de 2015 como spin-off da Universidade da Beira Interior, a UpHill tem mais de 25.000 utilizadores e conta com clientes como o Grupo Luz Saúde, sendo investida pela Caixa Capital. Saiba mais aqui (www.uphill.pt).
O Techcare foi uma experiência disruptiva e frutífera para a UpHill. Com o programa de aceleração conseguimos explorar e expandir a nossa proposta de valor. A envolvência e compromisso de toda a equipa da Novartis, desde gestores de produto até à comissão executiva, foram fundamentais, impressionantes e enriquecedores. No Techcare construímos uma colaboração promissora e demos início ao trabalho dos próximos meses. Com o reconhecimento da UpHill, queremos contribuir para que a Novartis reforce a sua posição como parceiro científico no ecossistema da Saúde, em Portugal e no estrangeiro.
O Techcare é um programa desenvolvido pela Novartis, em parceria com a Deloitte Digital e a Beta-i, que desafia startups experientes na produção de protótipos ou já em fase de testes, a desenvolver ferramentas, soluções ou métodos que respondam a necessidades do ecossistema da saúde em Portugal. As áreas terapêuticas abrangidas pelo projeto são insuficiência cardíaca, psoríase, espondilartrites, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), esclerose múltipla, patologias retinianas e oncologia.