“Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça”

Novartis e MiGRA Portugal lançam campanha de sensibilização para desmistificar a enxaqueca

Maio 26, 2021
“Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça”

Em conjunto com a MiGRA Portugal, Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias, a Novartis lançou a campanha “Porque a vida não tem de ser uma dor de cabeça”, para ajudar os doentes a reconhecer e gerir melhor a enxaqueca e cefaleias. A iniciativa, que pretende capacitar o doente e desmistificar alguns conceitos da doença, através da disponibilização de informação simples e fidedigna, conta também com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Cefaleias e da Sociedade Portuguesa de Neurologia.

No âmbito da campanha foram lançados três guias, em formato online e impresso, que vão ajudar a identificar os sintomas e os diferentes tipos de enxaqueca e cefaleias e incluem, também, recomendações práticas de neurologistas. Para complementar, estão também disponíveis vídeos que permitem compreender a doença para uma melhor gestão da mesma.

Segundo a presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido, “a enxaqueca tem um impacto muito forte no dia a dia do doente, criando muitas limitações ao nível pessoal, profissional e das relações sociais. É muito importante que o doente saiba que não deve resignar-se ao impacto da enxaqueca na sua vida e que pode e deve procurar ajuda para controlar os sintomas.”

Apenas se conhecermos a doença e os seus sintomas, vamos conseguir geri-la melhor, por isso a capacitação dos doentes é um dos passos mais importantes da gestão da doença.

Madalena Plácido, presidente da MiGRA Portugal, Madalena Plácido

Os guias estão disponíveis para download no site da MiGRA Portugal, onde é possível encontrar mais informação sobre a doença e diferentes formas de apoio. Os vídeos, podem, também, ser vistos no canal de Youtube da associação, ou através do QR Code existente nos guias.

- Guia 1: Reconheça os sintomas e (com)viva melhor com a Doença;

- Guia 2: Reduza o impacto da enxaqueca no seu dia-a-dia;

- Guia 3 - Enxaqueca e Cefaleias: ajude o seu médico a ajudá-lo.