2020: Ano Internacional dos Enfermeiros

Uma homenagem a um dos pilares fundamentais do Sistema Nacional de Saúde

Dez 18, 2020

2020 foi um ano para, mais do que nunca, celebrar e apoiar os enfermeiros! Em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que este seria o Ano Internacional dos Enfermeiros e não poderíamos deixar de nos associarmos a esta homenagem a uma das profissões que mais diferença faz na vida dos doentes.

Os enfermeiros são responsáveis por uma ampla gama de serviços essenciais e a todos os níveis de cuidados de saúde, pelo que esta efeméride pretendeu assinalar o trabalho desenvolvido por estes profissionais e destacar as condições desafiadoras que muitas vezes enfrentam, bem como defender o investimento nesta área. De acordo com dados da OMS, o mundo precisa de 18 milhões de trabalhadores da saúde para alcançar e sustentar a cobertura universal de saúde até 2030, sendo que aproximadamente metade desse número são enfermeiros.

Neste ano tão especial ouvimos, de viva voz, testemunhos de vários profissionais sobre as experiências do seu dia-a-dia de trabalho, que lhes dão um sentido de missão ao serviço do doente. Hoje e sempre, agradecemos aos enfermeiros por serem profissionais em quem doentes e cuidadores podem confiar e junto de quem podem sentir segurança. Veja o vídeo e associe-se também a esta tão merecida homenagem: