- TwitterTweet
- FacebookPartilhar
- Partilhar
- Jump to Comments
Campanha “Amigos na Demência” chega a Portugal com o apoio Novartis
“A pessoa é muito mais do que a Demência” é um dos motes da nova campanha “Amigos na Demência”, lançada pela Associação Alzheimer Portugal com o apoio Novartis. A iniciativa, pioneira em Portugal, está integrada no movimento global “Dementia Friends” – implementado em 17 países em todo o mundo – e foi desenvolvida para dar resposta aos apelos internacionais para o desenvolvimento de iniciativas amigas das pessoas com Demência.
A campanha tem como principal objetivo aumentar a compreensão sobre a Demência no nosso país e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência. Visa combater o desconhecimento e o estigma associados à demência, assim como aumentar o nível de consciencialização sobre o tema em Portugal.
Queremos lançar uma mudança social: ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas, contribuir para alterar comportamentos e tornar a sociedade mais amiga das pessoas com demência. Esta realidade impele-nos a mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a demência e a convidar todos os cidadãos a tornarem-se Amigos na Demência.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser Amigo na Demência. Basta registar-se no site da campanha (https://www.amigosnademencia.org/), visionar o vídeo para aprender um pouco mais sobre a demência e comprometer-se com uma ação, preenchendo o formulário de compromisso. Posteriormente o que se pretende é que o Amigo se recorde e ponha em prática o que aprendeu, sempre que lidar ou conviver com uma pessoa com demência. Não implica necessariamente oferecer o seu tempo numa base regular ou acompanhar uma pessoa com demência em particular.
Ser Amigo é aprender um pouco mais sobre a Demência e transformar essa aprendizagem em ação. Estas ações podem ser tão simples como não usar as expressões “demente” ou “demenciado” quando nos referimos a uma pessoa com demência, consciencializar os nossos familiares e amigos sobre os desafios que as pessoas com demência enfrentam, ou incentivá-los a tornarem-se amigos na demência. Qualquer ação, pequena ou grande, pode fazer a diferença no dia a dia das pessoas com demência.
Para assinalar o lançamento desta iniciativa, a Alzheimer Portugal realizou, a 30 de julho – data em que assinala o Dia Internacional da Amizade – um conjunto de ações em várias praias e cidades, 21 locais no total, em todos os distritos de Portugal Continental e Arquipélagos da Madeira e Açores, onde colaboradores e voluntários da associação tiveram a missão de convidar as pessoas a tornarem-se Amigos na Demência.