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Histórias/Sensibilização

Campanha #TempoParaViver reflete a importância do tempo na vida das mulheres com cancro da mama

Campanha #TempoParaViver surge no âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama para dar voz às mulheres e inspirar a sociedade.

Seg, 30/10/2017 - 11:10

Arranca hoje a campanha #TempoParaViver, que junta três mulheres que partilham uma mensagem inspiradora sobre a forma como encaram o seu dia-a-dia. Inserida na campanha internacional #MyTimeOurTime, esta iniciativa da Novartis, que conta com o envolvimento das Associações de Doentes Evita e Amigas do Peito, pretende dar voz às mulheres portuguesas com cancro da mama e integra-se no âmbito do Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama.

#TempoParaViver envolve a participação de três mulheres – Sandra Lucas, Cristina Filipe Nogueira e Ana Santos Cardoso – que relatam, em entrevistas vídeo conduzidas pelas bloggers Margarida Almeida (Style It Up), Ana Gomes (A Melhor Amiga da Barbie) e Rita Ferro Alvim (Socorro… Sou Mãe!), a forma como lidam diariamente com os desafios que o cancro da mama coloca, a forma como gerem o tempo, as suas expetativas, sonhos e ansiedades.

Veja aqui o vídeo da campanha:



A iniciativa #TempoParaViver envolve ainda o registo fotográfico das três mulheres, integrado na campanha internacional #MyTimeOurTime, que assenta na criação de um álbum digital com testemunhos de várias doentes com cancro da mama em toda a Europa.

Em cima, da esquerda para a direita: Sandra Lucas e Cristina Filipe Nogueira. Em baixo: Ana Santos Cardoso
Em cima, da esquerda para a direita: Sandra Lucas e Cristina Filipe Nogueira. Em baixo: Ana Santos Cardoso

“Para estas mulheres, o tempo é muito importante e esta campanha faz todo o sentido. Graças à evolução dos tratamentos, estas mulheres continuam a ter tempo para viver e com qualidade de vida. Têm tempo para elas, tempo para a família, tempo para o trabalho e tempo para a sociedade. É preciso mostrar que a realidade do cancro está a mudar. Que cada vez faz mais sentido falar em doença crónica e que devemos estar cada vez mais disponíveis para perceber as várias fases da doença. Hoje o tempo é de falar, é de partilhar, é de investir”, revela Tamara Milagre, presidente da Associação Evita, uma das associações de doentes que quis associar-se à campanha, convidando algumas das suas associadas a participar.

Para estas doentes, o tempo é muito importante e esta campanha faz todo o sentido. Graças à evolução dos tratamentos, estas mulheres continuam a ter tempo para viver e com qualidade de vida.

Tamara Milagre, presidente da Associação Evita

“O cancro da mama metastizado é um tema ainda pouco abordado, mas de extrema importância porque estas mulheres continuam a precisar de respostas ao nível dos cuidados de saúde, dos tratamentos e da própria sociedade e para a Evita é um prazer enorme poder envolver algumas associadas numa campanha como esta, na qual damos voz às mulheres enquanto passamos uma mensagem de esperança”, conclui Tamara Milagre.

O cancro da mama avançado compreende o cancro da mama metastático (estádio IV) e o cancro da mama localmente avançado (estádio III)1. O cancro da mama metastático é a forma mais grave da doença e ocorre quando o cancro se espalha para outras partes do corpo, como o cérebro, ossos ou fígado1. O cancro da mama localmente avançado ocorre quando o cancro se espalhou para os gânglios linfáticos e/ou outros tecidos na área da mama, mas não para locais distantes no corpo1.

Conheça as histórias de Sandra, Cristina e Ana aqui.

 

Referências

1. American Cancer Society. How do you determine the stage of breast cancer? Available at http://www.cancer.org/cancer/breastcancer/detailedguide/breast-cancer-st.... Accessed May 10, 2016.

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