Dia Mundial da Asma: Está na hora de desmistificar alguns mitos

A elevada prevalência da asma reforça a necessidade de desmistificar alguns dos principais mitos sobre esta doença

Maio 05, 2021

Para assinalar o Dia Mundial da Asma, 5 de maio, revelamos alguns dos principais mitos que necessitam de ser desmistificados junto de quem vive com esta patologia. A asma, uma doença inflamatória crónica dos brônquios, inicia-se habitualmente, na infância, mas que pode surgir em qualquer idade. Os sintomas típicos desta doença são a tosse, pieira, falta de ar e aperto no peito, que se podem agravar com o esforço físico e cansaço nas atividades do dia-a-dia.

É uma doença de elevada prevalência que afeta cerca de 759 mil portugueses e, segundo os estudos mais recentes, cerca de 20% (150 mil) não têm a doença controlada¹, verificando-se, nestes casos, um forte impacto na vida dos doentes.

A asma é uma doença muito frequente entre a população, mas com a gestão correta é possível de ser controlada e ter uma vida normal. É com esse compromisso que trabalhamos diariamente em encontrar novas e inovadoras soluções que permitem prolongar e melhorar a qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos. Acreditamos no poder da informação junto das pessoas que vivem com esta doença, podendo contribuir para uma maior capacitação dos doentes na procura dos cuidados de saúde mais adequados.

Roberto Abi Rached, Diretor Médico da Novartis Portugal

Assista aos vídeos para conhecer as respostas aos mitos apresentados:

Mito 1: As asmas são todas iguais

A asma é uma doença que pode surgir em qualquer idade. No entanto, será que todas as asmas são iguais e se manifestam da mesma forma em todos os doentes?

Mito 2: Estou bem! Preciso de fazer o meu inalador?

O inalador é um dos vários tipos de terapêuticas que permitem um maior controlo sobre os sintomas da asma. Será que numa fase em que os sintomas da doença parecem estar controlados, é recomendado o uso do inalador?

Mito 3: A asma tem cura?

Hoje, grande parte dos doentes com asma consegue fazer uma vida normal, desde que cumpra as recomendações do seu médico. Mas será que tem cura?

Mito 4: Os corticoides inalados engordam?

Os corticóides são a terapêutica de base na asma e como todos os fármacos podem ter efeitos adversos associados. Estes efeitos podem dar azo a algumas dúvidas sobre o uso deste tipo de terapêuticas, sendo uma das mais comuns: “os corticóides inalados engordam?”

Mito 5: Tenho asma. Posso praticar exercício físico?

Ter asma não é desculpa para ter um estilo de vida sedentária. No entanto, será aconselhável doentes com asma praticarem exercício físico regular?

Encontre mais informação sobre a asma e os mitos destacados aqui:

  • Facebook Agarrar a Vida – comunidade dedicada aos doentes respiratórios crónicos.

Referências:

  1. Estudo de Análise Preliminar dos indicadores nacionais de asma - 2014. Programa Nacional para as Doenças Respiratórias. Direção-Geral da Saúde, Lisboa. Dezembro de 2016.