- TwitterTweet
- FacebookPartilhar
- Partilhar
- Jump to Comments
Na Semana Mundial, Novartis associa-se à sensibilização para o Glaucoma
O Glaucoma é a causa de cegueira irreversível mais frequente no mundo inteiro[1]. Apesar disso, continua a ser necessário sensibilizar a população para estar alerta e realizar exames oftalmológicos anuais para que seja possível a deteção precoce da doença. Na Semana Mundial do Glaucoma, que se assinala entre 12 a 18 de março) a Novartis associa-se à Sociedade Portuguesa de Oftalmologia numa campanha pública de sensibilização organizada pelo Grupo Português de Glaucoma que pretende chamar a atenção para os ‘roubos da visão’ provocados por esta doença.
A causa do glaucoma é desconhecida, mas o aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho) é um fator de risco reconhecido. Atualmente não há cura para a doença, mas o diagnóstico precoce e o tratamento podem atrasar a sua progressão[2]. Os exames oftalmológicos regulares são fundamentais para permitir o diagnóstico uma vez que a perda de visão devido ao glaucoma não é recuperável[3].
Neste vídeo ‘Hero’ mostra-se a urgência de agir perante o glaucoma. De uma forma emocional, acompanhamos a vida de uma criança sob a perspetiva da mãe cujo glaucoma progride ao longo das suas vidas.
Prevê-se que a incidência do glaucoma, uma doença difícil de detetar porque é quase assintomática[4], aumente ainda mais, para um número estimado de 76 milhões de pessoas em todo o mundo, até 20203.
Segundo um estudo internacional[5] realizado pela Novartis, a maioria dos participantes (54%) não estão familiarizados com o Glaucoma, que afeta 60 milhões de pessoas em todo o mundo2 e é a principal causa de cegueira. O estudo mostra que 87% dos entrevistados acreditam que os exames oftalmológicos regulares são importantes, mas apenas 33% os realizam anualmente.
Conheça os mitos e factos do glaucoma.
[1] American Academy of Ophthalmology Glaucoma Panel. Preferred Practice Pattern® Guidelines. Primary Open-Angle Glaucoma. San Francisco, CA: 2010.
- American Optometric Association. Glaucoma. http://www.aoa.org/Glaucoma.xml.
[3] Tham YC, Li X, Wong TY et al. Global prevalence of glaucoma and projections of glaucoma burden through 2040: a systematic review and meta-analysis. Ophthalmology 2014.
[4] Weinreb RN, Aung T, Medeiros FA. The pathophysiology and treatment of glaucoma: a review. JAMA 2014;311(18):1901-1911.
[5] Resultados do inquérito de sensibilização “Novartis Global Glaucomas”. Maio 2016.
Inquérito online realizado pela Novartis, que avaliou o conhecimento sobre o glaucoma entre adultos com mais de 18 anos. Um total de 5.000 pessoas da Austrália, França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos participaram (1.000 por país) neste estudo, que teve como objetivo compreender melhor o glaucoma e os comportamentos pessoais aplicados à saúde ocular. A margem de erro do inquérito é de 1,39% (aproximadamente 3,1% para os estudos de cada país) com um nível de confiança de 95%.