Novartis volta a consciencializar para a Leucemia Mieloide Aguda

Campanha internacional #KnowAML apoia famílias afetadas por este cancro raro e agressivo

Abril 16, 2019
Campanha internacional #KnowAML apoia famílias afetadas por este cancro raro e agressivo

A Novartis orgulha-se de se associar, uma vez mais, à campanha internacional #KnowAML e de integrar a comunidade global empenhada na sensibilização para a Leucemia Mieloide Aguda e para os desafios enfrentados pelos doentes e famílias afetados por este tipo de cancro raro e agressivo. A iniciativa surge no âmbito do Dia de Consciencialização para a Leucemia Mieloide Aguda, assinalado a 21 de abril.

No ano passado, por todo o mundo, as pessoas foram convidadas a participar através da partilha, nas suas redes sociais, de fotografias e vídeos vestindo peças de roupa com as cores da campanha (vermelho e preto), acompanhadas pela hashtag #KnowAML. Este ano, pretende-se que todos se associem novamente a esta causa, voltando a vestir as cores da iniciativa e a partilhar o tema nas suas plataformas digitais, sempre com recurso à hashtag o#KnowAML aumentando, desta forma, a capacidade de chegar mais longe uma mensagem de apoio aos doentes e famílias que têm a experiência de viver com Leucemia Mieloide Aguda.

Este ano, o Dia de Consciencialização para a Leucemia Mieloide Aguda assinala-se no domingo de Páscoa e, por isso, pretende-se levar o desafio mais além convidando os portugueses a tornar esta efeméride ainda mais especial, ao partilhar momentos que consigam envolver, de alguma forma, o espírito da campanha ##KnowAML nos momentos que marcam esta época festiva. Algumas ideias passam por integrar as cores vermelha e preta na pintura de ovos da Páscoa ou na decoração da mesa para o almoço em família.

A Leucemia Mieloide Aguda é um cancro raro e agressivo do sangue e da medula óssea que interfere no desenvolvimento de células sanguíneas saudáveis. Trata-se da mais comum das leucemias, sendo responsável por cerca de 25% dos casos. O prognóstico de sobrevivência pode ser baixo. (1-2)

Aproximadamente um terço dos doentes terá uma mutação no gene FLT3, que pode resultar numa progressão mais rápida da doença, maiores taxas de recaída e menores taxas de sobrevida do que outras formas de Leucemia Mieloide Aguda. Um diagnóstico deste tipo de Leucemia afeta significativamente todos os aspetos da vida de um doente, cuidador e família, durante todas as fases do diagnóstico, tratamento e recuperação. (1-3)

Uma das formas da Novartis apoiar doentes com Leucemia Mieloide Aguda é através da sua parceria com a Know AML, a primeira iniciativa de sensibilização, a nível mundial, para este tipo de cancro raro e agressivo, nomeadamente através da partilha de informação e recursos entre doentes, cuidadores e profissionais de saúde.

A Novartis espera que, com a campanha global dedicada à LMA, no âmbito do Dia de Consciencialização para a Leucemia Mieloide Aguda, surjam mais opções e apoios para doentes e cuidadores. Saiba mais no site oficial da iniciativa, acompanhe as suas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) e participe nesta campanha, sempre com recurso à hashtag #KnowAML.

  1. Ferrara F, Schiffer CA. Acute myeloid leukaemia in adults. Lancet. 2013;381(9865):484-495.
  2. Gale RE, Green C, Allen C, et al; Medical Research Council Adult Leukaemia Working Party. The impact of FLT3 internal tandemduplication mutant level, number, size, and interaction with NPM1 mutations in a large cohort of young adult patients with acute myeloid leukemia. Blood. 2008;111(5):2776-2784.
  3. Mead AJ, Linch DC, Hills RK, Wheatley K, Burnett AK, Gale RE. FLT3 tyrosine kinase domain mutations are biologically distinct from and have a significantly more favorable prognosis than FLT3 internal tandem duplications in patients with acute myeloid leukemia. Blood. 2007;110(4):1262-1270