Podcast “Cancro Sem Temor”

Assista aos episódios do podcast que pretende desmistificar mitos e monstros associados ao cancro

Dez 21, 2021
Cancro sem temor

Um projeto que tem o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência.

Sob o tema “Cancro sem Temor”, o podcast reúne um conjunto de testemunhos que procuram simplificar e retirar a carga negativa, bem como o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a saber lidar melhor com o cancro.

Dirigido a toda a população e com moderação da jornalista Lúcia Gonçalves, o podcast reflete-se em conversas entre quem tem vivido de perto com as doenças oncológicas, como profissionais de saúde de diferentes áreas e especialidades, doentes e familiares/amigos. A vida após o diagnóstico de cancro pode parecer desordenada e este é um podcast pensado para que os doentes e as suas famílias se sintam ainda mais acolhidos, informados e apoiados.

Composto por sete episódios, lançados com uma periodicidade quinzenal, o podcast “Cancro sem Temor” é o resultado de uma colaboração entre o IPO Porto e a Novartis.

O podcast está disponível no canal de Youtube do IPO-Porto e nas plataformas de podcast, Spotify e Apple Podcasts.

Cancro Sem Temor: Episódio 1 - “Tal e Qual Como Sou”

Neste episódio conhecemos a experiência de Ana Paula Cruz, doente de cancro de ovário metastizado e de Carina Pedro, filha de uma doente com a mesma patologia e como têm sido as suas vidas depois do primeiro diagnóstico.

Participantes: Ana Paula Cruz (Doente de Cancro de Ovário Metastizado), Susana Sousa Almeida (Médica Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do IPO do Porto) e Carina Pedro (filha de doente com Cancro de Mama Mestatizado)

Episódio 1: Cancro. Tal e Qual Como Sou

Nunca me passou pela cabeça sequer que poderia ficar por aí, não fazia parte do meu cenário, agora morrer por causa disto...

Ana Paula Cruz, Doente de Cancro de Ovário Metastizado

Quando estamos com eles não podemos mostrar os nossos sentimentos, é só a força toda para eles, porque, se não, já sabemos que se começamos ali a lacrimejar desaba logo.

Carina Pedro, Filha de doente de Cancro de Ovário Metastizado

A vivência é íntima, é pessoal e tem de ser compreendida na dimensão da pessoa e dos seus recursos.

Dra. Susana Sousa Almeida, Médica Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do IPO do Porto

Cancro Sem Temor: Episódio 0 – Dra. Susana Sousa (Médica Oncologista no IPO do Porto)

Pela voz da médica oncologista Susana Sousa, conheça esta iniciativa inspiradora, saiba como surgiu este nome e o que a comunidade pode esperar deste projeto que tem como protagonistas doentes e profissionais de saúde.

Episódio 0: Podcast “Cancro sem Temor”

Fazia sentido criar-se um projeto que acolhesse ainda mais quem está a viver com esta doença e quem está a viver com os que têm esta doença.

Susana Sousa, Médica Oncologista no IPO do Porto