• Skip to main navigation
  • Skip to main content
  • Skip to Footer
  • Portugal
    • Diretório dos sites da Novartis
Novartis logo: uma companhia líder em cuidados de saúde
  • O nosso trabalho
    • O nosso processo
    • Ensaios clínicos
    • Projetos Novartis
    • Pipeline
    • Portefólio
    • Áreas terapêuticas
    • Terapias Celulares e Genéticas
    • Coronavírus - Atualizações
    • Apoios Organizações Externas
  • Sobre nós
    • A nossa Missão e Visão
    • Os nossos valores
    • A nossa estratégia
    • A nossa liderança
    • A nossa empresa
    • História da empresa
    • Responsabilidade Corporativa
    • Contacte-nos
    • Código de Ética
  • Profissionais de saúde
    • Recursos para Profissionais de Saúde
    • Programa Step Up
    • MedHub
  • Notícias
    • Arquivo de notícias
    • Comunicados de imprensa
    • Histórias
    • Publicações
    • Contactos de imprensa
  • Carreiras
    • Procurar vagas
    • Trabalhar na Novartis
    • Benefícios dos colaboradores
    • Prémios e Reconhecimento
    • Expedition Novartis
Search
  • TwitterTweet
  • FacebookPartilhar
  • Partilhar
    • Twitter
    • Facebook
    • LinkedIn
    • Whatsapp
    • Email
  • Jump to Comments
Histórias/Sensibilização

Viva na pele de quem se sente bem

Campanha pretende sensibilizar para o diagnóstico e tratamento de doentes com Urticária Crónica Espontânea

Qua, 21/10/2020 - 17:44

Viva na pele de quem se sente bem

Com o objetivo de sensibilizar todos os portugueses para a Urticária Crónica Espontânea (UCE), a Novartis e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) aliam esforços, pelo quarto ano consecutivo, para dar vida à campanha de divulgação desta doença. Este ano, e mantendo a assinatura #eusouatuarede, o mote ‘Viva na pele de quem se sente bem’ pretende reforçar o facto de as pessoas que apresentam esta doença crónica terem necessidade de contar com uma rede de apoio e compreensão que reconheça as suas dificuldades e necessidades.

Com uma comunicação presente em várias plataformas digitais, nomeadamente a página de Instagram “Uma pele para a vida”, o site https://www.umapeleparaavida.pt/ e a página de Facebook da SPAIC, o foco da campanha mantém-se nos doentes com urticária, ao mesmo tempo que fornece, a todos os portugueses, informações importantes relativas à doença.

A iniciativa pretende assim, através de uma ‘mancha’ nas redes sociais, alertar a população para as implicações da UCE, desmistificando a doença e sensibilizando para o impacto que esta tem no dia-a-dia dos doentes, chamando a atenção para os sintomas que possam surgir – tais como manchas avermelhadas e com relevo, comichão intensa e inchaço (edema) – e para a importância de um acompanhamento e tratamento adequados1,2.

A ação tem ainda como objetivo sensibilizar a população para o facto de as pessoas que sofrem de UCE serem, muitas vezes, arrastadas para situações que podem vir a provocar o seu isolamento, que decorre, muitas vezes, de sentimentos de vergonha e/ou medo de se expor aos outros3,5, privando-se de uma vida normal que chega a ter impacto inclusivamente no uso de certas roupas, convívio com familiares e amigos ou até mesmo implicações e limitações no exercício das suas funções profissionais3.

A urticária é uma doença que afeta entre 15% a 25% da população em geral, pelo menos uma vez na vida. Isto significa que um em cada quatro a cinco portugueses, ao longo da sua vida, irá sofrer de pelo menos um episódio de urticária3. Esta doença pode definir-se como aguda ou crónica, consoante a sua duração e cerca de 1% da população mundial sofre de urticária crónica (UC), que afeta sobretudo as mulheres, podendo ter a duração entre 1 a 5 anos2.

A Urticária Crónica (UC) subdivide-se ainda em espontânea (UCE), caso os sintomas surjam espontaneamente ou de forma indutível (UCInd), caso surjam em resposta a estímulos específicos como frio ou calor2. Estima-se ainda que 2/3 dos casos de UC sejam de urticária espontânea4.

Apesar de esta ser uma patologia comum, é complexa e incapacitante, causadora de medo e desconforto, tendo um elevado impacto a nível psicológico e nas atividades diárias dos doentes1-3.

Acompanhe todas as novidades no Instagram "Uma pele para a vida".


 

Referências:

1.Costa C, et al. AWARE baseline characteristics of Portuguese patients, Acta Med Port 2019 Feb;32(2):133-140;

2.Costa C, et al. Urticária Crónica – Do diagnóstico ao tratamento, Revista SPDV 2016, 74(4): 315-325;

3.Costa, C. et al. Doente com urticária crónica: diagnosticar e tratar melhor, Postgraduate Medicine, Vol. 45(1):1-8;

4.Costa C, et al, Abordagem Diagnóstica e Terapêutica da Urticária Crónica Espontânea: Recomendações em Portugal Acta Med Port 2016 Nov;29(11):763-781;

5.Yadav S, et al, Management of Difficult Urticaria, Indian J Dermatol. 2009 Jul‐Sep; 54(3): 275–279.

    • TwitterTweet
    • FacebookPartilhar
    • Partilhar
      • Twitter
      • Facebook
      • LinkedIn
      • Whatsapp
      • Email
    • Jump to Comments
  • Imprimir
  • Guardar

Histórias sobre a Novartis

Ver tudo

Celebramos o 4.º aniversário do nosso Compromisso com Doentes e Cuidadores

Celebramos o 4.º aniversário do nosso Compromisso com Doentes e Cuidadores

Dia Mundial do Cancro

Dia Mundial do Cancro

 “O Cancro une-nos na ação urgente de tudo fazer para chegar aos doentes, profissionais e cuidadores”

 “O Cancro une-nos na ação urgente de tudo fazer para chegar aos doentes, profissionais e cuidadores”

You are here

  1. Início

Novartis Portugal

  • O nosso trabalho
  • Sobre nós
  • Profissionais de saúde
  • Notícias
  • Carreiras
  • Contactos
  • Localizações

Subscrever os canais da Novartis

  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • Email
  • Diretório dos sites da Novartis
© 2022 Novartis Portugal

Este site destina-se ao público em Portugal

  • Termos de utilização
  • Política de privacidade
  • Cookie Settings