Viva na pele de quem se sente bem

Campanha pretende sensibilizar para o diagnóstico e tratamento de doentes com Urticária Crónica Espontânea

Out 21, 2020
Viva na pele de quem se sente bem

Com o objetivo de sensibilizar todos os portugueses para a Urticária Crónica Espontânea (UCE), a Novartis e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) aliam esforços, pelo quarto ano consecutivo, para dar vida à campanha de divulgação desta doença. Este ano, e mantendo a assinatura #eusouatuarede, o mote ‘Viva na pele de quem se sente bem’ pretende reforçar o facto de as pessoas que apresentam esta doença crónica terem necessidade de contar com uma rede de apoio e compreensão que reconheça as suas dificuldades e necessidades.

Com uma comunicação presente em várias plataformas digitais, nomeadamente a página de Instagram “Uma pele para a vida”, o site https://www.umapeleparaavida.pt/ e a página de Facebook da SPAIC, o foco da campanha mantém-se nos doentes com urticária, ao mesmo tempo que fornece, a todos os portugueses, informações importantes relativas à doença.

A iniciativa pretende assim, através de uma ‘mancha’ nas redes sociais, alertar a população para as implicações da UCE, desmistificando a doença e sensibilizando para o impacto que esta tem no dia-a-dia dos doentes, chamando a atenção para os sintomas que possam surgir – tais como manchas avermelhadas e com relevo, comichão intensa e inchaço (edema) – e para a importância de um acompanhamento e tratamento adequados1,2.

A ação tem ainda como objetivo sensibilizar a população para o facto de as pessoas que sofrem de UCE serem, muitas vezes, arrastadas para situações que podem vir a provocar o seu isolamento, que decorre, muitas vezes, de sentimentos de vergonha e/ou medo de se expor aos outros3,5, privando-se de uma vida normal que chega a ter impacto inclusivamente no uso de certas roupas, convívio com familiares e amigos ou até mesmo implicações e limitações no exercício das suas funções profissionais3.

A urticária é uma doença que afeta entre 15% a 25% da população em geral, pelo menos uma vez na vida. Isto significa que um em cada quatro a cinco portugueses, ao longo da sua vida, irá sofrer de pelo menos um episódio de urticária3. Esta doença pode definir-se como aguda ou crónica, consoante a sua duração e cerca de 1% da população mundial sofre de urticária crónica (UC), que afeta sobretudo as mulheres, podendo ter a duração entre 1 a 5 anos2.

A Urticária Crónica (UC) subdivide-se ainda em espontânea (UCE), caso os sintomas surjam espontaneamente ou de forma indutível (UCInd), caso surjam em resposta a estímulos específicos como frio ou calor2. Estima-se ainda que 2/3 dos casos de UC sejam de urticária espontânea4.

Apesar de esta ser uma patologia comum, é complexa e incapacitante, causadora de medo e desconforto, tendo um elevado impacto a nível psicológico e nas atividades diárias dos doentes1-3.

Acompanhe todas as novidades no Instagram "Uma pele para a vida".

Referências:

  1. Costa C, et al. AWARE baseline characteristics of Portuguese patients, Acta Med Port 2019 Feb;32(2):133-140;
  2. Costa C, et al. Urticária Crónica – Do diagnóstico ao tratamento, Revista SPDV 2016, 74(4): 315-325;
  3. Costa, C. et al. Doente com urticária crónica: diagnosticar e tratar melhor, Postgraduate Medicine, Vol. 45(1):1-8;
  4. Costa C, et al, Abordagem Diagnóstica e Terapêutica da Urticária Crónica Espontânea: Recomendações em Portugal Acta Med Port 2016 Nov;29(11):763-781;
  5. Yadav S, et al, Management of Difficult Urticaria, Indian J Dermatol. 2009 Jul‐Sep; 54(3): 275–279.